terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Modelo Tipológico




 
O grupo considera não apenas um modelo como mais adequado para analisar as tipologias documentais, senão dois: o proposto por Duranti e o proposto pelo Grupo de Arquivistas Municipais de Madri.

Acreditamos que ambos oferecem insumos para um método completo de análise dos tipos documentais, detalharemos abaixo os aspectos mais relevantes tratados pelos referidos autores quanto aos seus quesitos de análise.


  • Denominação do documento: busca denominar o tipo estudado de forma melhor se adequar à legislação e à própria natureza do documento, observando demais variáveis utilizadas pelo produtor (Grupo de Arquivistas Municipais de Madri).
  • Espécie e definição do documento: buscam expor com exatidão e clareza os características genéricas e diferenciais de cada tipo, de forma que aproxime-se da atividade que o gerou e da função que possui (Grupo de Arquivistas Municipais de Madri).
  • Unidade produtora do documento: busca centralizar a gestão do tipo documental visando ao trâmite mais adequado à função que possui (Grupo de Arquivistas Municipais de Madri).
  • Legislação, vigência administração e exposição: buscam definir as leis, normas, regulamentos etc. que alicerçam a produção do documento que ao mesmo tempo expõe os prazos de início e o fim de vigência  (Grupo de Arquivistas Municipais de Madri).
  • Trâmite do documento: busca analisar a sequência das diligências e ações, de forma a se identificar a produção, elaboração, aprovação e recebimento do tipo, ao tempo em que se reflete quanto aos aspectos que se podem melhorar o processo (Grupo de Arquivistas Municipais de Madri).
  • Gênero do documento: busca determinar  a disposição e a  articulação da informação, evidenciando a proveniência, processos, procedimentos, usos, modos de transmissão e sua autenticidade (Duranti).
  • Linguagem e escrita do documento: busca identificar o idioma e as diferentes formas de redação e vocabulários da informação (Duranti).
  • Suporte: material que transporta a mensagem (Duranti)
  • Protocolo: busca identificar o contexto administrativo da ação e as formas iniciais do processo de gênese (Duranti).


Entendemos que existam outros aspectos importantes na análise dos tipos documentais, não só nos métodos aos quais nos referimos, assim como naqueles propostos por outros autores, porém é necessário encontrar os melhores procedimentos para cada instituição.


Tuila e João Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário